Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Já está em vigor lei que permite venda de terrenos de marinha e de outros imóveis da União

há 8 anos

O texto aprovado pelo Congresso Nacional busca legalizar a situação dos moradores de cidades litorâneas e faz parte do ajuste fiscal para tentar equilibrar as contas públicas. A Lei 13.240/2015 permite a venda de imóveis da União e dos chamados terrenos de marinha em municípios com mais de 100 mil habitantes

A nova lei permite a venda de imóveis da união e dos chamados terrenos de marinha em municípios com mais de 100 mil habitantes. Entre outros pontos o texto aprovado pelo Congresso Nacional estabelece um desconto de 25% sobre o valor de mercado no prazo de 1 ano para os imóveis colocados à venda pelo Governo ou ocupados de boa - fé.

A avaliação não incluirá as benfeitorias feitas nestes terrenos, o que pode reduzir em até 70% o valor da transação, no entanto, o executivo vedou a possibilidade de financiar a compra em até 10 anos e o pagamento deve ser feito à vista pelos interessados.

A medida faz parte do ajuste fiscal para tentar equilibrar as contas públicas e a equipe economica estima arrecadar 500 milhões de reais com a liberação da venda.

Esta iniciativa busca beneficiar os moradores de cidades litorãneas que terão a oportunidade de optar pela compra e deixar de pagar as taxas de Marinha, pois algo em torno de 2/3 da população brasileira vivem em cidades praieiras, portanto este público quase todo tem laudêmio em terreno de Marinha.

A nova lei, impede a venda dos terrenos localizados na faixa de fronteira em áreas de preservação ambientais e de imóveis administrados pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa

  • Sobre o autoradvogada
  • Publicações7
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1950
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ja-esta-em-vigor-lei-que-permite-venda-de-terrenos-de-marinha-e-de-outros-imoveis-da-uniao/296049713

Informações relacionadas

Cartório Online Brasil, Despachante e Documentalista e Afins
Modeloshá 2 anos

Modelo de Contrato de Compra e Venda de Imóvel - [Atualizado]

Sara Mossmann, Advogado
Artigoshá 2 anos

Terreno de Marinha: Veja como comprar a parte da União

Juliana Seixas, Advogado
Artigoshá 9 anos

Direitos Reais e Obrigacionais referentes aos Terrenos de Marinha

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 13 anos

É valida notificação extrajudicial de mora expedida por cartório de comarca diferente da do devedor

APG Advocacia e Consultoria, Advogado
Modeloshá 5 anos

Petição execução trabalhista

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)